Um alimento funcional é aquele que produz benefício específico à saude, a capacidade física e ao estado mental, além da nutrição básica. A LINHAÇA é um alimento que se enquadra nestes requisitos.
A LINHAÇA atua no sistema cardiovascular reduzindo riscos de doenças, ajuda na renovação celular, estimula a produção de prostaglandinas que auxiliam na circulação sanguínea e remove o excesso de sódio nos rins, diminue a retenção de líquidos e reforça o sistema imunológico. Estas ações se dão através do ômega 3 e 6 que são parte da composição da semente. A semente de linhaça possui vitaminas A, E, B6, B1 e B12 e os minerais sódio e potássio e o fitoestrógeno que atua como hormônio reduzindo os efeitos da menopausa.
A linhaça pode contribuir indiretamente no processo de emagrecimento, já que possui grande quantidade de fibras proporcionando uma sensação de saciedade e contribuindo também para a melhora do trânsito intestinal. O consumo de linhaça recomendável é de 3 colheres de sobremesa ao dia da linhaça triturada e misturada nas principais refeições: café da manhã, almoço e jantar. Ela também pode ser consumida inteira, como semente. Mas, só terá o benefício da fibra já que sua casca é resistente ao suco gástrico do estômago. Portanto, a melhor forma de consumir a linhaça é triturada para obtermos a liberação do seu óleo.

Uma ótima sugestão do uso da linhaça é misturar com iogurtes, sucos, vitaminas, frutas ou no preparo de alimentos como pães.
Estudos confirmam que o consumo de linhaça reduz o colesterol e a pressão arterial confirmando seu efeito cardioprotetor. Também possui efeito anti-inflamatório podendo ser utilizada no tratamento de artrite e dermatite. Auxilia no tratamento da depressão, melhorando as funções mentais em idosos, atua na diminuição dos sintomas da TPM e diminui o risco de diabetes pois controla o nível de glicose sanguínea. Enfim, são inúmeros benefícios…
A linhaça é um alimento que pode ser consumido por qualqur pessoa, não tem contra-indicação. Mas, por possuir ômega 3 em abundância é melhor ainda para pessoas obesas já que reduz de forma significativa a quantidade de gordura pelo efeito anti-oxidante e anti-inflamatório que tem, além de aumentar o trânsito intestinal.
DEPOIS DESTAS DICAS, QUE TAL ACRESCENTAR UM POUCO MAIS DE SAÚDE NO SEU DIA A DIA?
Nenhum comentário:
Postar um comentário